Dissertação
Resumo:
A transição do final do século XIX para o início do século XX foi marcada por profundas mudanças na Ciência e na Arte. Tanto a relatividade restrita quanto o cubismo foram frutos de uma mesma época, e estavam imersas às mesmas circulações de ideias de tal período. A relatividade e o cubismo são, portanto, ápices de movimentos que provocaram rupturas de visões de mundo até então dominantes – um rompimento com o mundo clássico. De um lado, o cubismo surgiu com novos conceitos de representação no espaço pictórico. Foi um movimento artístico de vanguarda que surgiu em Paris na primeira década do século XX e que teve como um dos principais expoentes nas artes plásticas o espanhol Pablo Picasso. De outro, a teoria da relatividade restrita, proposta por Albert Einstein, surgiu modificando conceitos que perduravam por mais de 200 anos mantidos pela mecânica clássica e nos ofereceu uma nova forma de ver o mundo. Iremos discutir o modo pelo qual os ambientes culturais e intelectuais da transição do século XIX para o XX influenciaram tanto a relatividade restrita quanto o cubismo na construção de novas noções de espaço e tempo.
Unidade:
Programa de Pós-Graduação:
Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC)
Nome do(a) Aluno(a):
Reis, Jakelyne Lima dos
Orientador(a) (es/as):
Silva, Indianara
Andrade Neto, Antônio (co-orientador)