Viver e compartilhar: fotografias de crianças no Instagram

Tese
Resumo: 
As redes sociais digitais alcançaram uma potência inusitada, incidindo, nos últimos anos, sobre as vivências das crianças. A mobilidade, conectividade, efemeridade e a forte presença de imagens engendram efeitos sobre meninos e meninas ao propiciarem diversas ações e a produção de narrativas. Nesse contexto, a tese discute experiências que se configuram na relação das crianças com o compartilhamento de narrativas fotográficas no aplicativo de rede social Instagram. O objetivo foi analisar as narrativas de si, de felicidade e de consumo nas imagens fotográficas compartilhadas no aplicativo por um grupo de crianças, entre nove e onze anos de idade. A pesquisa adotou aportes que permitiram reconhecer as crianças como sujeitos sociais e culturais envolvidos na complexidade de sua época, um tempo de tecnologias digitais, de conectividade e de redes on-lines. A investigação teve como principais campos teóricos os Estudos da Infância e os da Cultura Digital, em especial, aqueles que se referem a um aplicativo de redes sociais digitais. Portanto, trata-se de uma pesquisa com crianças que experimentam práticas comunicativas mais interativas, que participam da produção de conteúdos nas mais diferentes linguagens, bem como compartilham e constroem a cultura digital. O método utilizado foi o qualitativo, de cunho descritivo e analítico. Por meio de análises das fotografias, foi possível constatar que as narrativas possibilitam imergir no universo das experiências infantis e emergir com informações acerca das culturas infantis produzidas na rede social. Dentre outros aspectos, verificou-se que as redes sociais têm sido um espaço em que esses sujeitos não apenas expõem e promovem pedagogias – saberes, comportamentos, práticas e interações – sobre os modos de ser criança e de apresentar a si mesmas, a felicidade e o consumo, mas, ao mesmo tempo, constroem apropriações criativas desses modos. Além disso, o estudo evidenciou alguns fenômenos relacionados às infâncias do tempo presente, como a autonomia e a visibilidade nas práticas e na cultura digital, ressaltando tanto a competência das crianças quanto o fato de serem sujeitos ativos em uma cultura, visto que a vivem e a ressignificam de acordo com elementos das culturas infantis conectadas.
Programa de Pós-Graduação: 
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)
Nome do(a) Aluno(a): 
Fraga, Giulia Andione Rebouças
Orientador(a) (es/as): 
Couto, Edvaldo Souza