Fora da caixinha: diálogo sobre gênero e classe do teatro para a rua

O presente projeto consiste na adaptação da peça de teatro “Não me Fale de Fraquezas” para o formato de intervenção urbana para ser apresentada durante o Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019 da Universidade Federal da Bahia. “ Não me Fale de Fraquezas ” foi resultado do processo de formatura em Interpretação Teatral - turma de 2018.1, dos discentes Simuma Simone e Junior Brito sob orientação de Elisa Mendes. A dupla assina o texto e a direção do espetáculo, tendo dessa forma grande autonomia estética e discursiva. Após a apresentação de formatura no Espaço Xisto Bahia em agosto de 2018, a equipe técnica e artística do espetáculo (composta também por Ana Mariano, Íris Boa Morte, Jéssica Duarte e Ananda Sandes, todas estudantes da Universidade Federal da Bahia) deu seguimento ao projeto tendo participado de dois festivais de artes cênicas e feito uma temporada com produção independente. Essa experiência dentro e fora do circuito universitário de teatro promoveu reflexões e questionamentos acerca do fazer artístico na contemporaneidade. Em “Não me Fale de Fraquezas”, duas problemáticas contemporâneas se cruzam: o debate de gênero e de classe. Os padrões de masculinidade e feminilidade são questionados no embate entre os personagens enquanto eles têm sua liberdade cerceada também pelo sistema que resume suas existências a mão de obra, criando obstáculo às expressões de humanidade ou arte. Ressalta-se, portanto, a importância de propiciar espaços de reflexão e debate acerca desses temas no cenário político brasileiro atual.

Coordenação:
Washrison Brito de Carvalho Júnior (estudante)
Elisa Mendes (professora tutora)