LAVRARE - Laboratório de Voz: Rastros e Redes

Ano de Formação:

O Grupo de pesquisa LAVRARE - LABORATÓRIO DE VOZ: RASTROS E REDES foi criado pelas professoras de voz Ana Flávia Hamad, Elaine Cardim, Iami Rebouças, Hebe Alves e Meran Vargens, teve sua aprovação em reunião do Departamento de Fundamentos de Teatro da Escola de Teatro da UFBA em novembro de 2015. A pesquisa vocal para o ator no cenário teatral brasileiro é recente e, historicamente, a Escola de Teatro da UFBA abarca uma tradição de professores de voz com grande atuação no teatro baiano, a exemplo de Lia Mara, Nilda Spencer, Jurema Pena. Meran Vargens e Iami Rebouças integraram eventos, congressos, fóruns nacionais e internacionais de estudos da voz, criando o grupo de extensão Núcleo de Estudos da Voz, que atuou na Escola de Teatro durante 10 anos. Atualmente o LAVRARE, consolidando essa tradição, torna-se, junto ao PPGAC-UFBA, uma referência do trabalho de expressão vocal do ator e atriz, articulando saberes e fazeres locais, nacionais e internacionais.

Unidade de Funcionamento:
Área Predominante: