Núcleo de Estudos em Teatro Popular

Ano de Formação:
1999

O Núcleo de Estudos em Teatro Popular (NETPOP) foi criado, em 1999, sob a inspiração do professor Nelson de Araújo, falecido em 1992. Ele foi o primeiro pesquisador da Escola de Teatro, lançando estudos sobre o teatro popular na Bahia, entre estes realizou o mapeamento da cultura popular na Bahia. O NETPOP voltou-se aos estudos da cultura popular, buscando a espetacularidade e a teatralidade. O NETPOP tem realizado, também, pesquisas voltadas ao estudo do circo no Brasil. Em 2001, através do Prêmio PRODOC, para Mapeamento do Circo na Bahia, 2000 a 2003. Em 2009 realizou estudo do circo-teatro em São Paulo, 1927 a 1967. Em 2018, realizou em comemoração aos 250 anos do Circo, o evento Circus Symposium na Manchester Metropolitan University, Reino Unido, em parceria com esta universidade . Em 2019, realizou em parceria com o PPGAC e o grupo O Circo e o Riso, o Seminário Internacional: O circo de ontem e de hoje.

Unidade de Funcionamento:
Área Predominante: