Investigando a linguagem do teatro-documental

A proposta trata-se de uma investigação cênica tendo como ponto de partida e suporte o estudo sobre um gênero teatral pouco explorado no âmbito artístico baiano, o“teatro documentário”. Este gênero teatral, foi bastante estudado em um ensaio por GIORDANO, Davi (2013), em que dialoga com a definição de Patrice Pavis sobre o conceito Teatro Documentário: “ Teatro que só usa, para seu texto, documentos e fontes autênticas, selecionadas e ‘montadas’ em função da tese sociopolítica do dramaturgo ”(PAVIS, 2005, p. 387). Giordano (2013) afirma que segundo Pavis, o termo se originade uma dramaturgia associada a uma ideia de documentos que relacionam com a encenação, a estética e a poética do espetáculo. Buscando-se então um estudo e consequentemente um diálogo com o gênero teatral apresentado, a investigação cênica como experimentação visa a construção de um espetáculo intitulado “Interiores”. Pretende-se contar sobre a realidade de um grupo de jovens artistas do interior da Bahia e da periferia de Salvador, que realizaram o sonho de entrar no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Mas ao se de parar com a realidade da cidade de Salvador e de dentro da universidade, eles começam a sentir os pesos e problemáticas dessa nova vida. Pretende-se visar sempre uma reflexão crítica sobre a realidade que passa cada uma das personagens, utilizando documentos produzidos pelas mesmas (fotos, cartas, vídeos, músicas, recortes de jornal ou matérias impressas), que reflitam sobre suas questões individuais e subjetivas que por muitas vezes demonstram questões de uma coletividade e como o social e político influenciam nessas questões, entende-se que estamos tratando de pessoas negras e indígenas, oriundas de lugares marginalizados, com pouca renda, distantes de sua família e lugar de origem e que tentam sobreviver em uma cidade que as consome a todo momento e um sistema universitário que as adoecem a cada instante.

Coordenação:
Matheus Cardoso Santana (estudante)