Teatro do oprimido e infâncias: Implicações do jogo dramático/teatral na formação simbólica da criança

Ano de Início: 
2018
Resumo: 

Este projeto visa à continuidade de uma pesquisa interdisciplinar, iniciada em 2017, no campo da educação, teatro e infância, que possui dois recortes organizados em duas etapas indissociáveis: a) Análise das representações dramáticas de opressões vividas por crianças em situações de vulnerabilidade social, por meio da fala e de jogos simbólicos (faz de conta); b) Investigação do Teatro do Oprimido enquanto experiência de formação simbólica de crianças de 4 a 5 anos, no que tange à expressão livre no jogo dramático; A pesquisa alicerça-se no campo da pesquisa qualitativa, de natureza participante, de cunho teórico, empírico e com intervenção, tendo como base a metodologia da Pesquisa com crianças, com os seguintes objetivos: - Compreender a criança como sujeito social, com pertencimento étnico-cultural e produtora de linguagem e de cultura, capaz de representar dramaticamente, por meio do jogo simbólico, as situações de opressão vividas em seu cotidiano. - Observar, registrar e analisar as ações dramáticas das crianças em momentos livres (como a chegada e o recreio) e em atividades de criação artística mediadas pelo professor, em uma instituição da Educação Infantil; - Conhecer as formas como as crianças de 4 a 5 anos expressam possíveis formas de violência/opressão a partir de jogos dramáticos adaptados do campo do Teatro do Oprimido.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa: 
Coordenador(a): 
Cilene Nascimento Canda
Quantidade de Integrantes: 
2