O pensamento decolonial na Biogeografia e suas contribuições na formação docente

Tese
Resumo: 

Os sistemas hegemônicos de educação superior, ao assumirem a Ciência como parâmetro de leitura do mundo, têm contribuído para o processo de invisibilização de inúmeras experiências, que passam a ser produzidas em condições de subalternidade, a exemplo dos fazeres-saberes de diversas comunidades indígenas e afro-brasileiras. A Biogeografia, componente curricular que integra a educação superior em cursos de formação de professores(as) de Geografia e Biologia, tem dedicado pouca atenção a essas experiências, a ponto de apresentar lacunas em estudos e pesquisas, não apenas na abordagem intercultural (como resultado da concepção cientificista), mas também na articulação com questões atinentes à dimensão pedagógica (em decorrência da concepção bacharelesca). A fim de contribuir para a superação de tais lacunas, a presente tese propõe-se a articular a Biogeografia com conceitos e temas advindos dos estudos e pesquisas decoloniais e do âmbito da formação docente. Desse modo, a questão suleadora é compreender como a Biogeografia pode contribuir na formação docente a partir do pensamento decolonial. A partir disso, partimos para os desafios e potencialidades do pensamento decolonial na Biogeografia em contexto de formação de professores(as), por meio de vivências realizadas em um curso de pesquisa-formação. Para tanto, o desenho da pesquisa, de cunho qualitativo, envolveu levantamento bibliográfico, bem como a mobilização do referido curso, compreendido como dispositivo de pesquisa-formação, que envolveu estudantes, egressos(as) e docentes de Geografia e Biologia, e ocorreu tanto presencialmente quanto através do uso assíncrono de um ambiente online, com o intuito precípuo de produzir novas interpretações que pudessem articular decolonialidade, biogeografia e formação docente, buscando-se entender aspectos que conformam a Biogeografia no âmbito da ciência, a partir da sua própria diversidade constitutiva; compreender como essa diversidade dialoga com os estudos e pesquisas decoloniais e, por fim, avaliar os desafios e as contribuições da Biogeografia em uma proposta de formação docente inspirada na decolonialidade. Dentre alguns indícios, a pesquisa-formação apontou a necessidade de não apenas revisitar conceitos geralmente mobilizados pela Biogeografia, mas adotá-los na formação docente em uma perspectiva comprometida com a decolonialidade. Desse modo, conceitos como recurso natural, serviço ecossistêmico e capital natural emergiram como termos que precisam ser revistos, ao passo que conceitos como epistemicídio, racismo ambiental e decolonização da natureza emergiram como aspectos importantes na promoção de relações cada vez mais simétricas, porosas e multirreferenciais de des-encobrimento do outro.

Programa de Pós-Graduação: 
Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC)
Nome do(a) Aluno(a): 
Silva Jr, Ivan de Matos e
Orientador(a) (es/as): 
Almeida, Rosiléia Oliveira de