O trato com o conhecimento da cultura corporal no currículo do ensino médio integrado á educação profissional do Instituto Federal Baiano: contribuições para uma educação politécnica

Tese
Resumo: 

O presente estudo situa-se entre os que têm como objeto de investigação o trato com o conhecimento da cultura corporal, no currículo escolar do Ensino Médio, em especial do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O problema síntese foi delimitado a partir da problemática que se expressa nas contradições sobre a negação do conhecimento e o rebaixamento teórico dos estudantes, mediados, inclusive, pelas políticas do Estado burguês, que incidem na área de Educação e pela concepção de projeto histórico que é concreto, amarrado às condições existentes, postula fins e meios e fornece base para a organização dos partidos políticos. Tem como pergunta síntese: qual a realidade do trato com o conhecimento da Cultura Corporal no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano e quais as possibilidades de sua organização, assentada em fundamentos ontológicos, gnosiológicos e teórico-metodológicos de base materialista histórico-dialética, objetivando o desenvolvimento cultural humano no seu mais alto grau de possibilidades e contribuições para a resistência ativa na perspectiva de contribuir com o projeto histórico socialista? A base teórica para fundamentar a tese advém das contribuições da Psicologia Histórico-Cultural, da Pedagogia Histórico-Crítica, da abordagem Crítico-superadora do Ensino da Educação Física e da Pedagogia Socialista, advindas de autores clássicos e de teses e dissertações elaboradas que aprofundam conhecimentos científicos sobre fundamentos ontológicos, gnosiológicos e teórico-metodológicos. Os procedimentos investigativos foram: (a) Análise das contribuições sobre fundamentos ontológicos, gnosiológicos e teórico-metodológicos; (b) Análise das normatizações do Instituto Federal Baiano e dos documentos curriculares que orientam o trabalho pedagógico nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no Instituto Federal Baiano, campus Valença; (c) Análise das contradições e mediações identificadas; (d) Exposição sistematizada dos resultados e contribuições superadoras. A tese final apresenta possibilidades de essência, de tratar no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional nos Institutos Federais, os conhecimentos da Cultura Corporal, a partir da concepção de transformação social, desenvolvimento humano, função social da escola da transição e do currículo, com a finalidade de elevar a capacidade teórica e o padrão cultural dos estudantes, à luz de uma formação omnilateral e politécnica, visando inserir os jovens na atividade produtiva socialmente útil e no processo de transformação da sociedade, para além dos marcos do sociometabolismo do Capital.

Programa de Pós-Graduação: 
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)
Nome do(a) Aluno(a): 
Lordelo, Petry Rocha
Orientador(a) (es/as): 
Taffarel, Celi Nelza Zulke