Ações Afirmativas na FACED/UFBA: equidade e eficácia na aplicação das cotas e responsividade à Lei 10639/03

O projeto de pesquisa "Ações Afirmativas na FACED/UFBA: equidade e eficácia na aplicação das cotas e responsividade à Lei 10639/03" visa investigar, frente às expressivas mudanças na feição da universidade pública brasileira promovidas pelas políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial, como a Faculdade de Educação da UFBA tem trabalhado dois aspectos das Ações Afirmativas, a saber, o sistema de cotas e a obrigatoriedade do Ensino da Cultura e História Africana e Afro-brasileira, instituído pela Lei 10.639/03. A metodologia de pesquisa deste projeto se baseia na concepção construtivista social (CRESWELL, 2010) e segue determinações do método de estudo de caso, buscando analisar os impactos das ações afirmativas adotadas na UFBA dentro do contexto da Faculdade de Educação, através da investigação dos marcos legais, instrumentos gestão institucional, currículos, programas de componentes curriculares, revisão bibliográfica, levantamento de estudos quantitativos sobre indicadores de desempenho e estudo qualitativo dos relatos de estudantes cotistas através do método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC).

Área Temática: 
Educação
Orientador(a) do Projeto: 
Nome: 
Gabriel Swahili Sales de Almeida
Cargo: 
Docente