As disciplinas ?Gastronomia Brasileira? (NUT A35) e ?Gastronomia Baiana? (NUT A40) são componentes obrigatórios da matriz curricular do curso de bacharelado em Gastronomia e apresentam carga horária de 51 horas, cada uma, no semestre. Dentre o conteúdo abordado nos componentes curriculares, destacam-se os estudos das diversidades culinárias regionais brasileiras; influência histórica, cultural e geográfica na alimentação, hábitos alimentares e rotas gastronômicas, principais matérias-primas e suas características nutricionais; práticas de preparações da gastronomia brasileira; influências cultural, histórica e geográfica, a culinária afro-baiana, aspectos das culturas alimentares das regiões de identidade da Bahia; ingredientes e preparações de pratos clássicos da gastronomia baiana. O cronograma programado contempla também pesquisa de campo, palestras e elaboração de novos produtos. O presente projeto intitulado "Apoio às atividades teóricas e práticas em NUT A35 e NUT A40 - Gastronomia Brasileira e Gastronomia Baiana" tem por objetivo subsidiar ações que culminem com a participação efetiva dos estudantes de graduação na experiência de construção de ensino, tendo em vista: o aprofundamento e apropriação de conhecimentos específicos da área trabalhada, o desenvolvimento de habilidades e competências na organização e implementação de atividades acadêmicas, assim como amadurecimento nas questões referentes às interações sociais e aspectos éticos, considerando o contato e entrosamento entre os alunos e os professores da disciplina e do Departamento. Além disso, espera-se alcançar a ampliação do senso de responsabilidade e o empenho pela melhora do desempenho, em um processo contínuo de formação. A disciplina permite trabalhos de pesquisa e extensão a partir do conhecimento das culturas alimentares regionais clássicas, sua evolução e novas possibilidades gastronômicas a partir dos produtos disponíveis nos biomas brasileiros e baianos.

Área Temática:
Orientador(a) do Projeto: