Educação, cultura e corpo: diálogos entre comunidade e universidade

O projeto de extensão tem como objetivo geral dialogar e investigar as relações entre África e Brasil numa perspectiva multicultural a partir das expressões do corpo e da cultura, abordadas em diferentes áreas do conhecimento. Bosi (1992), afirma que o mapa de outras culturas e interculturas no Brasil e do Brasil precisa ser ampliado, pois existe uma grande lacuna detectada por intelectuais da área, bem como pelos movimentos sociais e pela legislação brasileira precisa ser preenchida. Este projeto tem a intenção de contribuir com parte dessa tarefa, em especial com o tema das relações étnico-raciais ligadas a história e cultura africana e afro-brasileira. Justifica-se, também, por oportunizar uma investigação da realidade social, por meio de ações políticas, epistemológicas e pedagógicas e contribuir para uma formação ampliada e com qualidade. As ações estabelecidas entre a comunidade e a universidade possibilitarão uma referência social para a imersão no mundo do trabalho com conhecimento e habilidade científica, analise crítica e ética, no sentido de promover o desenvolvimento de sua área de conhecimento e uma inter-relação com outras áreas, permitindo a apreensão do mundo como totalidade oportunizada pela perspectiva interdisciplinar e do conhecimento de múltiplas culturas.

Área Temática:
Orientador(a) do Projeto: