O espetáculo e a pesquisa técnico-científica

A Escola de Teatro, desde a sua criação em 1956, vem produzindo espetáculos teatrais que articulam ensino/pesquisa/extensão, tornando este trinômio imprescindível às suas ações. Este projeto intitulado propõe-se a apoiar as montagens didáticas dos cursos de Bacharelado em Artes Cênicas (Direção e Interpretação Teatral) no sentido de contribuir com a investigação voltada às montagens. Visa, assim, a dar suporte aos estudos e à execução dos aspectos visuais das encenações que se apresentam no palco do Teatro Martim Gonçalves, a saber: montagem e execução dos projetos de iluminação e de sonoplastia, confecção e montagem da cenografia, caracterização (figurino, maquiagem, cabelo) e confecção e uso de objetos de cena, entre outras possibilidades. Neste sentido, o estudante bolsista atuará sempre em conjunto com a equipe técnica do teatro e de professores integrantes da equipe da encenação. As Montagens Didáticas são resultados práticos das disciplinas ministradas a cada semestre e incluem ainda as peças de formatura dos referidos cursos da Escola. O projeto aqui proposto objetiva estimular e inserir os estudantes numa atividade de natureza teórico-prática, adquirindo conhecimentos profissionais a partir da participação em projetos dos professores e dos estudantes-diretores, preparando-se para adquirir maior capacidade e autonomia em sua vida profissional futura.

Área Temática:
Arte, Cultura e Comunicação