Programa Nacional do Livro Didático: Virando a Página- Parte II

Essa pesquisa tem seu olhar voltado sobre as mais recentes alternativas de licenciamento sugeridas pelo MEC, em obras produzidas pelas editoras para o Plano Nacional do Livro didático (PNLD), os licenciamentos livres. Trata-se de um tema emergente, relevante e de certa maneira, inesperado diante do retrocesso em termos de políticas públicas que estamos vivenciando em nosso país nos últimos tempos. Diante de tal contexto queremos saber de que maneiras essa política será implementada pelo governo? Qual a qualidade dos materiais produzidos e disponibilizados para remix? Como os professores reagirão a chegada deses materiais? Esses materiais estimularão a produção entre professores e alunos, entre professores e professores? Diante do problema elencado temos como objetivo geral compreender como essa política de disponibilização de conteúdos livres é produzida e como repercute no cotidiano da escola. Como Metodologias de trabalho caracterizamos essa pesquisa como teórica documental e de campo. A primeira caracterização justifica-se pela necessidade de acompanhar e analisar o edital, a repercussão nos meios de comunicação (impressos, televisivos e digitais), para tanto os pesquisadores lançarão mão diferentes fontes. A segunda, pesquisa exploratória, porque precisamos contrapor o campo discursivo ao que acontece na prática, no cotidiano escolar, nas possibilidades do professor utilizar esse material, no momento da implementação das iniciativas ou políticas públicas.

Área Temática:
Orientador(a) do Projeto: