Questões Étnico-Raciais e Psicologia Comunitária

Protagonizado por estudantes e prezando pelo protagonismo da Comunidade do Conjunto Habitacional Nossa Senhora do Pilar na relação com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) o projeto visa contribuir para formas de organizações políticas e práticas coletivas no contexto comunitário, bem como para a afirmação da potência da identidade negra. A referida comunidade é um local no qual a intersecção do racismo, pobreza, violência policial e negligência do Estado na garantia da promoção de direitos vulnerabiliza significativamente seus moradores e produz intensos sofrimentos ético-políticos, bem como a criação de diferentes estratégias de resistência. Pautando-se pelos princípios da Psicologia Comunitária Latinoamericana e pelo diálogo com diferentes saberes que desvelam os efeitos do racismo na produção de subjetividades, as ações aqui propostas compõem o projeto ?Comucidade?, que existe há três anos, desenvolve-se a partir da escuta sensível dos moradores deste conjunto habitacional e culmina em ações para a valorização da identidade negra e cuidado do sofrimento ético-político dos moradores. Junto às crianças tais ações fazem uso do lúdico e junto aos moradores em geral constrói-se a articulação com os dispositivos e equipamentos do Sistema de Garantia de Direitos que compõem a rede do Centro Histórico de Salvador.

Área Temática:
Ações Afirmativas, Direitos Humanos e Justiça