TE-CULTURAS CIENTÍFICAS DA FÍSICA MODERNA

Professor(a):
OLIVAL FREIRE JUNIOR
Ementa:

Em 1971, Paul Forman publicou o artigo "Weimar culture, causality, and quantum theory: adaptation by German physicists and mathematicians to a hostile environment", onde ele desenvolveu a tese que um dos principais atributos da nova mecânica quântica desenvolvida na Alemanha na década de 1920 – sua natureza indeterminista através de um abordagem probabilística – foi o resultado de uma adaptação deliberada de cientistas como a República de Weimar passou por uma crise que leva a uma revolta radical das elites contra as ideias de progresso, racionalidade, modernidade, materialismo e determinismo. Ainda hoje, o artigo de Forman é considerado como um clássico, em particular por sua grande importância na definição de um uma história cultural da ciência que se desenvolveu em grande parte a partir da década de 1980. A história da física moderna é agora revisitada com base numa abordagem sociocultural que destaca as especificidades de cada contexto científicos e as contribuições específicas de cada um deles para os desenvolvimentos na ciência são discutidas. Este curso propõe concentrar alguns dos trabalhos mais relevantes sobre o assunto e de identificar em diversos contextos do desenvolvimento da física moderna (República de Weimar, Copenhague, França, Estados Unidos, União Soviética, América do Sul, internacionalização...) a relevância de um abordagem cultural da história da ciência.