TE-TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO, MATEMÁTICA E INTERCULTURALIDADE, ETNOMATEMÁTICA E MULTICULTURALIDADE

Código:
PPGEFHC000000003
Professor(a):
LUIZ MARCIO SANTOS FARIAS
Ementa:

Em didática da matemática, as noções – praxeologia e instituição – são centrais para a análise da atividade matemática em diversos contextos. Trata-se de identificar e caracterizar praxeologias matemáticas em diferentes instituições de ensino e de uso da matemática. As instituições de uso da matemática correspondem ao contexto da vida “real” ou às outras disciplinas. Trata-se, então, de reconhecer primeiramente as praxeologias em diferentes instituições, para em seguida analisar as relações entre estas, o que permite, posteriormente, criar novas relações e também exportar uma praxeologia de uma instituição de uso ao ensino de matemática. Assim, o fenômeno de circulação de praxeologias entre diferentes instituições (CASTELA, 2016) pode ser analisado e produzido. A investigação em didática da matemática permite identificar a natureza dos fenômenos de ensino e como estes podem ser estudados e modificados. Em particular, o uso de contexto reais em aula exige a análise de uma dimensão institucional que permita compreender as lógicas de uso e as lógicas de ensino para, posteriormente, poder estabelecer relações entre as praxeologias matemáticas de uso e as praxeologias matemáticas escolares. Este elemento metodológico permite posteriormente gerar novas propostas didáticas inovadoras, dentro do paradigma do questionamento do mundo (Chevallard, 2013) que é definido na TAD em oposição ao paradigma de ensino tradicional, denominado de visita à obra. Neste novo paradigma, o desenvolvimento da investigação tem papel fundamental e os estudantes são vistos como geradores de conhecimentos, como responsáveis pelo seu processo de aprendizagem. Para tal propomos o estudo da: - Evolução ao longo do tempo em uma instituição de ensino dada. Trata-se de estudar a evolução do currículo ao longo do tempo para colocar em evidência as condições e restrições internas e externas; - Transição dos saberes entre dois níveis escolares em termos de continuidade e de ruptura (...)