Azeite de dendê de pilão: cultura, tradição e culinária

Modalidade:
Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC)
Orientador(a):
Deusdelia Teixeira de Almeida

Valença, é a maior produtora de Azeite de dendê (AD) do estado da Bahia. Nesta região, predomina a produção artesanal do AD através dos chamados ou extração por pilão. Esta técnica tem origem africana e consiste no cozimento, maceração e batimento do fruto de forma manual, sem aplicação de nenhum rigor técnico, o que implica em um produto com baixo rendimento e qualidade. Apesar dos avanços tecnológicos, mulheres de descendência africana, residentes nas zonas rurais e quilombos de Valença, têm nesta prática uma fonte de renda. O objetivo do presente estudo, é abordar os aspectos culturais e histórico da produção de azeite de dendê de pilão, capacitar as produtoras com intuito de melhorar a qualidade do produto final, além de desenvolver oficinas culinárias tendo como matéria-prima o dendê. Metodologia: Este é um subprojeto da pesquisa: AVALIAÇÃO DAS TÉCNICAS DE PRODUÇÃO DO AZEITE DE DENDÊ EM VALENÇA-BAHIA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O CONTROLE DE QUALIDADE, aprovado pelo Comitê de Ética, da Escola de Nutrição da UFBA, (parecer n° 2.027.540). Os aspectos culturais e históricos da produção do azeite de pilão serão construídos através da análise de documentos, observações etnográficas, registros fotográficos e entrevistas semi-estruturadas com as participantes do estudo; a capacitação dar-se-á através de Intervenções educativas, visando elevar a qualidade do AD. Além disso, serão realizadas oficinas culinárias utilizando como matéria prima o AD (elaboração de cookies, sequilhos e pães, etcc...possibilitando a obtenção de uma outra fonte de renda por parte destas mulheres. As análises de compostos polares totais (%), composição de ácidos graxos (%), ácidos graxos livres (%), índice de peróxido (meq O2/kg), carotenóides totais (mg/g), cor CIELAB, serão realizadas para avaliar a qualidade do azeite de dendê após a capacitação, além de permitir a elaboração da rotulagem nutricional dos produtos. Espera-se que as informações produzidas contribuam para intervenções em vigilância alimentar e nutricional.

Número de Bolsistas: