Educação e formação de professores: cultura digital e construção de direitos humanos na escola

Modalidade:
Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC)
Orientador(a):
Salete de Fatima Noro Cordeiro

A escola pública, no contexto contemporâneo, apresenta diversas demandas relativas à formação cidadã, muitas delas oriundas da complexidade em que se apresenta o mundo, em constantes e céleres transformações (tecnologias digitais, cultura, ciência) e, por conseguinte, pelo público heterogêneo, proveniente de diversas realidades culturais e sociais, experiências vivenciais particulares e de lutas coletivas. Diante desse contexto, o estudo da problemática requer um tratamento voltado a questão da cidadania e dos direitos humanos, que lamentavelmente ainda não faz parte do currículo da escola. O que podemos observar no contexto atual, são projetos isolados de algumas escolas ou alguns professores, e ainda assim, há muito dissenso entre a comunidade escolar em relação a maneira como os vários temas devem ser tratados, ou, se devem ser tratados dentro da escola. O objetivo geral desse recorte é acompanhar, compreender e fortalecer as práticas, experiências que estão surgindo a través da mobilização e construção de projetos inovadores em duas escolas da rede pública de Salvador e Lauro de Freitas, que envolvem as tecnologias, a formação de professores e cultura digitais, a construção e valorização dos direitos humanos e inovação.Como Metodologias de trabalho caracterizamos essa pesquisa como qualitativa. Segundo Densin e Lincoln (2006, p. 390), ?a pesquisa qualitativa é muitas coisas ao mesmo tempo?, é um campo interdisciplinar, transdisciplinar, contradisciplinar, onde os pesquisadores são suscetíveis a utilizar uma pluralidade de métodos.Ela tem como base estudar a experiência humana que está envolta em complexidade, não podendo ser estudada a partir de referências simplificadoras. Para dar conta do fenômeno, não podemos isolá-lo do sistema a que pertence, de suas relações, fragmentá-lo em unidades particulares, tratá-lo de forma reducionista e simplista.

Número de Bolsistas: