Educação e Formação de Professores: Cultura Digital e Construção dos Direitos Humanos na Escola - Parte II

Modalidade:
Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC)
Orientador(a):
Salete de Fatima Noro Cordeiro

O estudo está voltado para investigar as questões da cidadania e dos direitos humanos dentro da escola. Temas que ainda não estão incorporadsos de maneira sistemática dentro dos currículos escolares, apesar de ser uma demanda latente e contínua. A escola pública, no contexto contemporâneo, apresenta diversas demandas relativas à formação cidadã, muitas delas oriundas da complexidade em que se apresenta o mundo, em constantes e céleres transformações (tecnologias digitais, cultura, ciência) e, por conseguinte, pelo público heterogêneo, proveniente de diversas realidades culturais e sociais, experiências vivenciais particulares e de lutas coletivas. A escola, muitas vezes despreparada para levar em conta as diferenças, as demandas desses grupos que chegam a ela, reforça a exclusão, o que acaba gerando fracasso, reprovação, evasão escolar, e mais do que isso, aniquilando sua juventude.Outro fato que nos chama atenção, é que se os temas relativos aos direitos humanos, à diversidade cultural, étnica, de gênero, etc, dentro da escola ainda são tratados de maneira superficial, sem engajamento, estamos criando ou reforçando outros problemas sociais, como a intolerância, diversos tipos de violência, opressão e crescente alargamento de posturas fundamentalistas. Vivemos uma crise intensa de valores públicos e privados na sociedade em geral, como exemplo, podemos citar os preocupantes ataques em relação a essa construção através de políticas públicas que primam por currículos padronizados, que tem se esmerado em difundir uma política conservadora e radical, com bandeiras alienantes, como exemplo, da Escola sem Partido. Dessa maneira, os temas que envolvem a igualdade e dignidade humana devem estar na pauta diária tanto dentro como fora da escola. O objetivo geral compreender as práticas, que estão surgindo a través de projetos inovadores que envolvem a cultura digitais e valorização dos direitos humanos.

Número de Bolsistas: