Boite à jouer: um estudo contrastivo sobre o brincar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental nos contextos do Brasil e França

Ano de Início: 
2010
Resumo: 

Este projeto tem por objetivo analisar as práticas do brincar, a partir de estudo contrastivo entre contextos diferentes (no Brasil e na França) e seus efeitos no desenvolvimento infantil e ambiente educativo em escolas de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, através da implantação de uma "caixa para brincar" (Boîte à jouer), contendo objetos reciclados, colocada à disposição das crianças nos espaços de recreação escolares. Um projeto de investigação interinstitucional de abrangência internacional, envolvendo pesquisadores da Universidade Federal da Bahia, da Universidade Federal de São Carlos e Universidade Paris 13. Este projeto tridimensional também inclui a participação dos professores e auxiliares de ensino das escolas envolvidas numa modalidade de pesquisa-ação. Outro projeto de pesquisa, no cerne do projeto maior, envolverá técnicas de coleta de dados (observação de crianças e entrevistas coletivas ou grupos focais com crianças, assim como entrevistas individuais) como parte do treinamento de jovens pesquisadores e estudantes de doutorado.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa: 
Coordenador(a): 
Cristina Maria D'Ávila
Quantidade de Integrantes: 
2