História, Interdisciplinaridade, Educomunicação e Direitos Humanos para uma Cidadania Colaborativa

Ano de Início:

É tarefa central realizar ações educativas mediante um plano de intervenção estruturado metodologicamente, para o ensino e a pesquisa, autoanálise do processo formativo em termos da prática docente e dos produtos desenvolvidos. O plano de intervenção deve criar experimentos pedagógicos, materiais multimídia, relacionando História, Interdisciplinaridade, Direitos Humanos e Educomunicação para o ensino, pesquisa e aprendizagem colaborativa e para uma cidadania ativa. O projeto deverá propor ações de e para cidadania ativa, participativa, colaborativa. Ele considerará as competências e habilidades demarcadas pela Base Nacional Comum Curricular e construirá instrumentos de avaliação e acompanhamento dos resultados; acontecimentos e análise dos processos formativos, por parte de todos os atores envolvidos no projeto. A soma de todos os projetos da unidade escolar devem ajudar na melhoria de aspectos coletivos de ordem material ou instrucional. O objetivo geral visa: atuar na formação inicial do licenciando e na formação em exercício dos professores da educação básica de maneira dialógica e colaborativa, tomando a prática como eixo orientador e problematizando o cotidiano escolar. Os objetivos específicos pretendem: 1) partir do aprendizado histórico para entender as diversas experiências do passado humano, aumentando a competência de interpretação histórica. 2) detectar as dificuldades existentes no processo ensino-aprendizagem e desenvolver, de forma colaborativa, práticas educacionais visando a melhoria do desempenho dos alunos; 3) elaborar e executar sequências didáticas, planos de aula, avaliações e outras ações pedagógicas de ensino e aprendizagem a partir das competências, unidades temáticas e objetos de estudo previstos na BNCC, considerando um ensino de história crítico da realidade e formador do pensamento autônomo; 4) priorizar o domínio do conhecimento das ações pedagógicas que permitem transformar os objetos de estudo em objetos de ensino e de aprendizagem; 5) articular o ensino e a pesquisa como orientação da formação profissional. No decorrer do ano letivo, assumirão sala de aula para trabalhar 100 horas letivas, para tanto, além do plano de intervenção construirão o plano de ação, individual e do colégio, para aulas e/ou promoção das atividades comuns e individuais. Deverão avaliar de modo a produzirem relatórios de pesquisa, além dos relatórios exigidos pelo programa. Ao final do processo interventivo, produzirão texto sobre a experiência para publicação e difusão do conhecimento. Serão realizados encontros avaliativos das vivências servirão para permanentes reajustes da pesquisa- formação.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Maria Inês Corrêa Marques
Quantidade de Integrantes: