Metáforas de corpos e culturas no Nordeste do Brasil: histórias e memórias tatuadas nos corpos e culturas de comunidades locais - II

Ano de Início:

Objetiva-se o registro da multiplicidade corporal e cultural no Nordeste do Brasil pelas memórias e histórias sensíveis de sambadeiras e capoeiras de comunidades da Ilha e Recôncavo. A roda da capoeira (2014) e o samba de roda (2005) foram reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, mas ainda há escassez de registros dos costumes, valores éticos e identitários. Relevante pelas políticas publicas educacionais (Leis 10.639/03 e 11.645/08, que obriga o conhecimento da historia e cultura africana, afrobrasileira e indígena na educação básica) e culturais ( valorar o patrimônio imaterial do BR). A escuta sensível sobre o samba e a capoeira será com mestre Nô, septuagenário, da capoeira Angola; dona Aurinda, octogerária, do samba, tocadora de prato e faca; dona Dalva, nonagenária, do samba e da Irmandade da Boa Morte, Cachoeira. História oral temática, de cunho descritivo e exploratório para a construção de fontes e formação de um acervo da vida privada e coletiva, registros da herança ou memória por análise que interliga história, tempo e memória numa triangulação. Relevante por registrar e reconhecer obras palpáveis, corporais do Brasil e ampliar o repertório de conhecimento, além das obras arquitetônicas e bens materiais. Constatamos um extenso e fértil território para além do econômico, mineral e agrícola. Como resultados, expressões e conhecimentos de corpos e culturas por meio de danças, jogos, brincadeiras, festividades religiosas, lutas, teatros, entre outros Metáforas corporais que expressam visões de mundo que guardam certas histórias e culturas nas suas expressões de luta contra a opressão, ao tempo em que as ressignificam como expressões libertárias, de corpos e culturas. Expressões que, se outrora foram tatuadas no corpo por lógicas sociais opressoras, hoje podem ser traduzidas em perspectivas multidisciplinares expressas por resistências, criações, transformações. Embate explicitado na busca de uma educação que considere múltiplas possibilidades à emancipação humana e social.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Maria Cecília de Paula Silva
Quantidade de Integrantes: