O corpo e seus castigos na história da educação brasileira: rituais cotidianos e a imprensa brasileira

Ano de Início:

O presente projeto pretende contribuir com o debate sobre a historia do Brasil no século XIX e da educação brasileira, no que se refere a relação entre corpo e educação das crianças, em especial sobre o tema do castigo escolar analisando, partindo do tempo presente em constraste no presente histórico. As reflexões buscam registrar e compreender os rituais cotidianos relacionados ao corpo e seus castigos, bem como a mesma discussão no espaço escolar. Pesquisa histórica, de abordagem qualitativa, prioresa a historia relatada em fontes documentais da imprensa brasileira do século XIX, por entender que como relevante a escrita da historia por meio da imprensa, a partir de questões temáticas sobre o corpo, o castigo, rituais, o cotidiano, a educação. Ao trazer a imprensa como objeto da pesquisa histórica aponta-se a possibilidade de identificar os matizes da ideologia dominante num momento de efervescência e alteração política, com disputas pela hegemonia e os interesses registrados nas matérias veiculadas pelos periódicos da época. Como, por exemplo, as contribuições históricas de Abilio Cesar Borges - medico e intelectual baiano dedicado a educação brasileira, na segunda metade de século XIX. Como resultados, pretende-se historiar o tema da relação entre corpo e educação da criança e do adolescente pontuando este debate e de como ele alcançou ainda no século XIX o espaço social por meio da imprensa brasileira; debate este que se estende ate os dias atuais, com polemicas no espaço escolar e na sociedade.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Maria Cecília de Paula Silva
Quantidade de Integrantes: