O Ensino Secundário no Brasil em perspectiva histórica e comparada (1942-1961)

Ano de Início:

HISTÓRIA DO ENSINO SECUNDÁRIO NA BAHIA: 1942 -1961, Descrição: Este Projeto pretende dar continuidade à composição do quadro historiográfico da educação baiana, em especial ao ensino secundário durante o período de 1942 a 1961, integrando uma pesquisa de âmbito nacional, composta por 25 pesquisadores de 16 Instituições de Ensino Superior, com apoio do CNPQ - Edital Universal. CHAMADA UNIVERSAL 01/2016 - FAIXA B sob a coordenação da Professora Dra. Eurize Caldas Pessanha. A inclusão dos dados relativos ao ensino secundário baiano, além de contribuir para a composição do quadro historiográfico local, irão fornecer dados importantes para a contribuição do entendimento do desenvolvimento do ensino secundário no Brasil durante o período proposto. A pesquisa dará ênfase aos dados relativos ao atendimento da demanda; cultura escolar; organização do trabalho escolar e aos edifícios escolares, a fim de compreender o desenvolvimento do ensino secundário baiano e poder estabelecer, dentro de uma concepção de História comparada, a relação com a situação desta modalidade de ensino nos diversos estados brasileiros. Desse modo, buscamos contribuir para o avanço do conhecimento histórico sobre o processo de escolarização na Bahia, tendo em vista a construção social, cultural e institucional do ensino secundário. O período em estudo é de ebulição política, com transformações profundas, estabelecimento de nova Constituição, reformas educacionais e a tramitação da Lei de Diretrizes da Educação Nacional, representando modificações significativas na educação brasileira e, em especial a Baiana. No Brasil, foram desenvolvidos diversos aspectos da escola secundária, entretanto, análise deste ensino em nosso estado, ainda carece de muita exploração, em aspectos ainda não contemplados nas pesquisas anteriores. É com este objetivo que pretendemos estudar a constituição do ensino secundário baiano no período de 1942 a 1961. Trata-se, portanto, da realização de uma operação historiográfica que busca localizar e analisar o que as fontes oferecem de informações sobre algumas questões como atendimento à demanda, cultura escolar, organização do trabalho escolar e edifícios escolares.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Sara Martha Dick
Quantidade de Integrantes: