As agendas de pesquisa de um grupo ou de um pesquisador estão sempre em relação com as problemáticas sociais, as agendas governamentais e o próprio desenvolvimento científico e tecnológico. Estas são variáveis que vão moldando os caminhos e definindo os focos sobre os quais nos debruçamos, enquanto pesquisadores. A abrangência e a complexidade de tais focos também vão se constituindo a partir da diversidade de origem e interesse dos pesquisadores que compõem os grupos, tal como acontece entre um pesquisador e seus orientandos de mestrado e doutorado. Para compreender essas relações e sua complexidade, esta pesquisa busca mapear quais e como novos temas de pequisa sobre a relação Educação e Tecnologias Digitais foram aflorando e se consolidando nas dissertações e teses orientadas por mim, ao longo do tempo, para assim compreender, em parte, o próprio movimento da sociedade em torno dessa área. Para tanto, serão cartografadas 18 dissertações de mestrado e sete teses de doutorado, desenvolvidas a partir do ano de 2004, quando de meu ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia, como docente permanente e pesquisadora.