Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil

Ano de Início:

O Projeto de Pesquisa tem como objetivo geral analisar as concepções de crianças e professores sobre as relações étnico-raciais vivenciadas na educação infantil, especificamente na Escola X, para a partir daí colaborar na construção de estratégias pedagógicas para educar para as relações raciais. A decisão de aprofundar a discussão sobre as relações étnico-raciais na educação infantil "primeira etapa da educação básica, que tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade" (BRASIL, 2013), surge da constatação que essa etapa é extremamente significativa na vida do indivíduo, bem como da compreensão da necessidade de "educar para as relações étnico-raciais? desde cedo, quando já aparecem alguns sinais que as crianças reproduzem relações vivenciadas socialmente e que começam a hierarquizar pertencimento racial. Parte-se do pressuposto de que as relações raciais na educação infantil são pautadas na fala das crianças que denunciam os episódios de discriminação racial vivenciados no espaço da escola e pelo silêncio dos professores que não sabem como proceder diante esses episódios. Isso acarreta uma auto-estima fragilizada que influencia no processo de construção de identidade étnico-racial e consequentemente nas relações estabelecidas nos diversos grupos sociais que as crianças fazem parte. Do ponto de vista teórico-metodológico parte-se de uma análise qualitativa de cunho exploratório. Nesse sentido, para a consecução desse estudo a coleta e a produção de dados serão realizados através de Pesquisa Bibliográfica e Documental, Observação, Entrevistas semi-estruturadas e depoimentos e desenhos de crianças. Finalizando, destaca-se que a educação na/para a diversidade se coloca como um desafio/possibilidade de prática pedagógica promotora da igualdade na E.I, na perspectiva da compreensão das crianças enquanto sujeitos históricos, sociais, culturais e portadores de direitos e na construção de uma sociedade mais humana e com mais equidade.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Nanci Helena Rebouças Franco
Quantidade de Integrantes: