Teatro na Bahia: ideias e práticas cênicas

Ano de Início:

O projeto Teatro na Bahia: ideias e práticas cênicas dá continuidade à pesquisa desenvolvida pelo docente no mestrado e no doutorado que resultou nas edições dos livros Abertura para outra cena: o moderno teatro na Bahia (EDUFBA, 2006) e Transas na cena em transe: teatro e contracultura na Bahia (EDUFBA, 2009). No primeiro, abordou-se a transformações na cena teatral baiana a partir da criação da Escola de Teatro, da então Universidade da Bahia (1956). No segundo, investigou-se o teatro no final da década de 1960, até o ano de 1974, tendo como foco o teatro produzido no momento em que o país vive a ação do Ato Institucional Número 05 e é tomado pelas ideias da contracultura, ideário que se reflete na cena. Para dar prosseguimento a esta pesquisa, se faz necessário o projeto em tela visando, este, abarcar outros momentos da cena teatral baiana registrando-a em futuros documentos, de maneira que se possa produzir uma história do teatro na Bahia na contemporaneidade, preenchendo-se as lacunas e dando continuidade ao que se produziu ao longo da história por aqueles que se interessaram em registrar a produção teatral, legando-nos textos historiográficos que sinalizam a necessidade de continuidade. O projeto se estrutura no âmbito da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, um espaço integrado à vida artístico-cultural de Salvador, ampliando-se para outros espaços. A Escola de Teatro, ao longo de sua história pautou-se pela produção teatral, sua prática, aliada à reflexão crítica. No contexto da Escola é que este projeto pode ser desenvolvido, tendo em vista o ensino, a pesquisa e a extensão. Considera-se este processo de trabalho como um ponto relevante para o desenvolvimento da arte teatral e da sua historiografia na Bahia, bem como para o aprendizado dos estudantes envolvidos, pois o projeto contará com a ação de bolsistas de Iniciação Científica, integrando na pesquisa alunos do Bacharelado em Interpretação Teatral e Bacharelado em Direção Teatral. Com esta proposta assegura-se um saber que se dá no interior do universo da arte, compreendendo-a como área de conhecimento em suas expressões e manifestações. Os dados coletados em jornais, revistas, programas e depoimentos serão analisados para que se possa construir uma narrativa que explicite as ideias e os acontecimentos que formam a cena teatral soteropolitana Assim, ver-se-á o comportamento dos artistas frente à nova realidade que se apresenta, investigando-se as suas realizações e a relações entre o teatro e o Estado, bem como a ?explosão de euforia criativa? assim que se extingue o Ato Institucional - AI-5. Toma-se como referencial teórico os estudos sobre memória e história de Walter Benjamin e história cultural de Peter Burke, as reflexões sobre a cultura brasileira de Marcelo Ridenti, os estudos sobre teatro de autoria de Edelcio Mostaço, Yan Michalski, Silvia Fernandes, José Arrabal, Mariângela Alves de Lima e Tânia Pacheco, entre outros para dar conta das premissas que marcam a vida teatral na Bahia dos meados dos anos 70, adentrando-se pelas décadas seguintes, 1980, 1990. Além dos títulos citados se faz necessário apontar o referencial sobre metodologia da pesquisa, incluindo-se os trabalhos de Sílvio Zamboni, Fredric M. Litto, Chistian Laville e Jean Dione, Antônio Joaquim Severino, entre outros. ETAPAS DESENVOLVIDAS NO PERÍODO: Leitura das obras de referência, continuidade da pesquisa nos jornais, revistas e programas do período pesquisado, análise dos dados, registros e apresentação em seminários internos e externos bem como em publicações.

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Raimundo Matos de Leão
Quantidade de Integrantes: