Você é o que compartilha: construindo outras educações

Ano de Início:

Esta pesquisa busca compreender de que forma as produções colaborativas e o compartilhamento de conhecimento, presente de forma intensa em diversas áreas do conhecimento, podem contribuir para construção de outras propostas de constituição do sistema escolar, centrado na diferença e não na homogeneidade, constituindo-se um sistema plural que considere a diferença como elemento fundante dos processos. Com isso, espera-se ter uma melhor compreensão dos desafios educacionais contemporâneos trazidos pela presença marcante das tecnologias digitais de informação e comunicação na sociedade. Cinco frentes de investigação serão abertas (i - software livre e ética hacker; ii - acesso aberto ao conhecimento; iii - licenças abertas e criativas; iv - Recursos Educacionais Abertos e, v - hardware livre), sempre tomando como base, além da compreensão e análise de cada um dos movimentos associados à estas frentes, a investigação e análise das políticas públicas conectadas aos mesmos e não só no campo da educação. Este conjunto busca contribuir para a construção de uma perspectiva plural da educação ? por isso a denominamos de educações ? onde pretende-se dar elementos para uma mudança (radical) no papel dos professores (e dos alunos), entendendo-os para além de meros consumidores de informações, para se constituírem em a(u)tores dos processos, com intensificação da perspectiva de produção de culturas e conhecimentos no interior da escola e da universidade. Cria-se, com isso, pelo menos potencialmente, um círculo virtuoso e permanente de produção de culturas e conhecimentos. Como experimentação das práticas recombinantes propostas nas frentes anteriormente citadas, buscar-se-á dar continuidade ao processo de produção, com exclusivo uso de software livres, de vídeos-memória sobre a educação na Bahia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .

Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Nelson De Luca Pretto
Quantidade de Integrantes: