Os objetivos a seguir contemplarão a grande área de Arte, a partir de suas linguagens específicas: Dança, Desenho e Plástica (Artes Visuais) e Teatro, articuladas aos Projetos Pedagógicos de cada um dos Cursos de Licenciatura das respectivas Escolas da UFBA (Dança, EBA e Teatro).
Objetivo Geral
Aperfeiçoar a formação dos discentes (estudantes/residentes), a partir do desenvolvimento de atividades artístico-educativas, em contextos da Educação Superior e Básica, fortalecendo o campo da prática e do exercício dos seguintes princípios:
- indissociabilidade entre a teoria e a prática no estímulo a experiências que favoreçam a construção de conhecimentos contextualizados;
- exploração de espaços de aprendizado nas escolas que convoquem a relação do corpo com a cultura, como campo de estímulo ao desenvolvimento de processos artístico-educativos;
- fomento a processos interdisciplinares no campo da arte e da educação na perspectiva da complexidade e complementariedade;
- investigação e sistematização de processos artístico-educativos, como base para avaliação de transformações vivenciadas por crianças e jovens, público prioritário do subprojeto;
- e a pesquisa como eixo fundante, atrelado à formação inicial e em exercício de professores.
Objetivos Específicos
Dança:
1) Desenvolver e sistematizar experiências artístico-educativas em Dança como processos de aprendizagem, possibilitando a experimentação artística como oportunidade de desenvolvimento das seis dimensões do conhecimento sugeridas pela BNCC: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão;
2) Desenvolver práticas colaborativas em Dança como possibilidade do fortalecimento de redes de aprendizagem entre os sujeitos envolvidos no processo pedagógico - professores, estudantes, coordenadores e diretores, favorecendo a cooperação e retroalimentação entre instituições públicas - escolas municipais, escolas estaduais e a UFBA;
3) Contribuir para uma formação cidadã com base em princípios estéticos e éticos na Educação Básica das Redes Públicas.
Desenho e Plástica (Ates Visuais):
4) Desenvolver temas específicos de Desenho e Plástica, pensando as Artes Visuais como produção histórica e cultura humana;
5) Ampliar a compreensão sobre produtos artísticos diversos e culturais, nos diferentes tempos históricos;
6) Conhecer a arte em diversas culturas para ampliar os limites escolares e criar possibilidades de interação artística e de produção cultural;
7) Perceber a importância da arte para o desenvolvimento integral: físico e emocional dos estudantes e experimentar teorias e práticas de arte e educação;
8) Expressar ideias, emoções, sensações e comunicar-se a parti r do Desenho e Plástica e das visual idades, articulando a percepção, a imaginação, a memória, a sensibilidade e a reflexão, observando ainda o próprio percurso de criação e suas conexões.
Teatro (ênfase na reflexão sobre a escravidão, visando atender à demanda presente na sociedade brasileira)
9) Promover experiências pedagógicas comprometido com conhecimentos sobre as relações raciais e as questões da história e da cultura afro-brasileira, como consta na Lei 11.645;
10) Proporcionar uma formação mais consolidada no campo das questões étnico-raciais e uma formação concentrada na crítica e na formação estética de crianças e jovens, tendo como foco a discussão e emancipação do racismo na escola e seu meio;
11) Despertar o interesse em conhecimentos e saberes identitários, estético-corpóreos afro-referenciados presentes no meio social da escola;
12) Analisar a aplicação da Lei 11.645 e elaborar ou atuar em projetos envolvendo a comunidade escolar.
• Educação Infantil - Pré-escola • Ensino Fundamental de 9 anos - 1º Ano • Ensino Fundamental de 9 anos - 2º Ano • Ensino Fundamental de 9 anos - 9º Ano • EJA - Ensino Fundamental - Anos Finais • EJA - Ensino Fundamental - Anos Iniciais • Ensino Fundamental de 9 anos - 4º Ano • Ensino Fundamental de 9 anos - 5º Ano • Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano • Ensino Fundamental de 9 anos - 7º Ano • Ensino Fundamental de 9 anos - 8º Ano • Ensino Fundamental de 9 anos - Correção de Fluxo