Audiodescrição de charges e cartuns no livro didático digital: uma proposta de parâmetros à luz da gramática do design visual

Tese
Esta tese tem como objetivo propor parâmetros sistemáticos para a elaboração de audiodescrição de cartuns e charges nos livros didáticos digitais, com base nos pressupostos da Gramática do Design Visual (GDV), desenvolvida por Kress e van Leeuwen (1996, 2006). A audiodescrição é a modalidade de tradução intersemiótica que traduz imagens em palavras, para que pessoas com deficiência visual tenham acesso ao conteúdo imagético pelo sentido da audição. Os parâmetros propostos estão sistematizados na Metodologia para Audiodescrição de Imagens Estáticas (MAIE). O estudo estabelece uma interface entre as disciplinas de Linguística, Estudos da Tradução e Educação, com vistas ao acesso de alunos com deficiência visual às imagens dos livros didáticos digitais, a partir do aporte teórico da Tradução Audiovisual, da Semiótica Social e da Multimodalidade. O corpus selecionado para análise é composto por dez imagens, das quais seis são cartuns e quatro são charges, que fazem parte das seções de Gramática e de Redação e Leitura dos três volumes da coleção Novas Palavras, Língua Portuguesa para o Ensino Médio, distribuídos pelo MEC no PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), de 2015/2016/2017. A pesquisa qualitativa, de natureza descritivo-exploratória, analisou e descreveu as imagens a partir dos princípios das metafunções da Gramática do Design Visual e as submeteu à avaliação perceptual-descritiva de cinco consultores com deficiência visual, juntamente com as ADs propostas pelo MEC, através do Mecdaisy. Os resultados evidenciam, por meio das respostas dos participantes da pesquisa, tanto no Relato Livre quanto no Relato Guiado, que iniciar as descrições pela localização dos elementos da imagem, tomando a metafunção Composicional da GDV como ponto de entrada, oferece maior conforto espacial para o público com deficiência visual, minimizando as lacunas na apreciação e interpretação do código visual. A sistematização das unidades de análise da GDV em quadros explicativos, apresentados nesta tese, pode ser utilizada por audiodescritores de charges e cartuns, com o objetivo de ampliar o acesso dos alunos com deficiência visual às imagens dos livros didáticos digitais.
Programa de Pós-Graduação:
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)
Nome do(a) Aluno(a):
Silveira, Deise Mônica Medina
Orientador(a) (es/as):
Barros, Alessandra Santana Soares
Araújo, Vera Lúcia Santiago (co-orientadora)