Iniciação à Extensão

×

Menssagem de erro

Notice: Undefined property: stdClass::$machine_name em web_analytics_taxonomy_term_view() (linha 258 de /var/www/drupal/sites/mapeamentocultural.ufba.br/modules/web_analytics/web_analytics.module).

Se Conhecendo em Salvador

Com o advento do SISU, uma grande parcela de estudantes ingressos na UFBA são procedentes de outros municípios ou estados. Aos fins de semana, os estudantes procedentes de cidades distantes das regiões metropolitana de Salvador tendem a sofrer maior isolamento. Justificativa: Buscando a integração entre os estudantes e ente os estudantes e seu meio (cidade de Salvador), almejamos realizar passeios a pontos turísticos da cidade, aos fins de semana, guiados por um monitor (veterano do curso de História, Arquitetura ou de Estudos afro).

Monitoria do Curso Promotoras Legais Populares

Projeto de extensão, que replica experiência extensionista consolidada na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (Projeto Promotoras Legais Populares/ O Direito Achado na rua) propondo a realização de um curso permanente de educação jurídica popular voltado para a formação de mulheres de qualquer escolaridade, e tendo por objetivo a sua capacitação em noções de Direito, gênero e cidadania.

Enfrentamento da vulnerabilidade social de jovens em razão da orientação sexual e identidade de gênero: cidadania e direitos humanos

Trata-se de atividade de extensão que buscará debater questões atuais sobre enfrentamento à violência contra a mulher, ao sexismo e à LGBTTIfobia. Neste sentido, buscará desenvolver a capacidade de comunicação e reflexão acerca de temas complexos, porém fundamentais para formação humana e profissional dos participantes.

DIFUSÃO DO CONHECIMENTO ZOOTÉCNICO EM COMUNIDADES RURAIS

O projeto tem como missão semear ideias no semiárido baiano, e buscamos com essa iniciativa colher frutos de vida e levar experiências a outros lugares do sertão, assim continuar esta missão em outras comunidades carentes. Busca-se ampliar a capacidade das escolas rurais de trabalhar com temas relacionados à terra e aos costumes e cultura onde eles vivem. E, de forma harmoniosa, provar que trabalhar a terra é possível e mais viável pra quem já é da terra e da região.

Contraposições a insustentabilidade do habitat: aplicação no Nordeste de Amaralina

Essa proposta tem como objetivo dar continuidade ao projeto de pesquisa “Contraposições à insustentabilidade do habitat: experiências latino-americanas” desenvolvida no âmbito do programa Sankofa, a partir de uma ação extensionista prática e participativa na comunidade do Nordeste de Amaralina, Salvador/BA através de um projeto colaborativo para pontos do espaço coletivo.

Aproveitamento de pequenos espaços urbanos para a produção de plantas sem agrotóxicos

O projeto de extensão “Aproveitamento de pequenos espaços urbanos para a produção de plantas sem agrotóxicos” destinado às comunidades do Calabar e do Alto das Pombas, está alicerçado em três princípios básicos: respeito ao saber popular, base produtiva que considere a conservação dos recursos naturais e aproveitamento dos resíduos orgânicos produzidos nas comunidades.

Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) na Universidade Federal da Bahia (UFBA): projeto piloto

Trata-se de um projeto piloto, inovador dentro da UFBA, que visa realizar atividades concernentes a uma Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), contando com práticas educativas em saúde, atividades de integração social, foco em memória e história oral, estimulação cognitiva, entre outras atividades.

Brincando em Família: um espaço de promoção da saúde

O Brincando em Família é uma atividade permanente de ensino, pesquisa e extensão do Instituto de Psicologia, registrada no sistema Siatex desde 2010, que oferece atenção em saúde mental a crianças acompanhadas de suas famílias. Trata-se de um espaço que tem sido bastante propício para a inserção de estudantes bolsistas do programa Permanecer na modalidade de iniciação à extensão.