Histórico +

 

O texto Por uma história cultural da Bahia (em construção) pretende fazer uma leitura da rica história cultural da universidade e servir de estímulo à realização de novas e mais aprofundadas pesquisas sobre o tema. Ele visa contextualizar o singular projeto cultural da instituição, em diálogo com os cenários brasileiro e baiano, e busca acompanhar a trajetória institucional do projeto com seus avanços, recuos e tensões, sem desconsiderar que, apesar de ambiguidades, o projeto cultural da UFBA se desenvolveu, dotando a universidade de uma singular identidade institucional na cena das universidades federais brasileiras. O projeto cultural perpassa, como o texto pretende demonstrar, todas as atividades fins da instituição: ensino de graduação e de pós-graduação, pesquisa e extensão, além da gestão universitária. Sua capilaridade alcança as mais diversas áreas de conhecimento, não ficando circunscrita aos registros tradicionalmente considerados como culturais. Nesta perspectiva, o texto, assim como o projeto do mapeamento cultural da UFBA, trabalha com um conceito ampliado de cultura, vigente internacionalmente desde os anos 80 do século XX e no Brasil assumido com mais desenvoltura a partir da gestão de Gilberto Gil no Ministério da Cultura no Governo Lula.                     

 

Proposta do Plano de Cultura - UFBA (2015)

Documento elaborado durante o Reitorado do Prof. João Carlos Salles Pires da Silva, sob coordenação da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da UFBA, dirigida pela Profa. Fabiana Dultra Britto. 

A proposta foi apresentada no âmbito do Edital Mais Cultura nas Universidades, do Ministério da Cultura, que tinha por objetivo fomentar a elaboração de planos de cultura em Instituições Federais de Ensino Superior. 

Em síntese, o Plano apresenta um histórico do setor artístico cultural da Universidade; um diagnóstico e levantamento de dados sobre equipamentos culturais, órgãos institucionais, projetos, processos e atividades relacionadas ao campo das artes e da cultura; as diretrizes da Proext;  objetivos; metas; metodologia; programa de ações e de bolsas; cronograma; envolvimento  do Plano com a população de vulnerabilidade social e com a diversidade cultural brasileira; orçamento; dentre outros elementos.  

Uma política cultural para a UFBA (1995)

Documento elaborado durante o mandato do Reitor Prof. Luis Felippe Perret Serpa que designou, por meio da Portaria nº 1.905/94, uma comissão responsável por propor elementos para uma política cultural para a UFBA. A comissão foi composta por: Alda Oliveira (Música), Antonio Albino Canelas Rubim (Comunicação), Cleise Furtado Mendes (Teatro), Eneida Leal Cunha (Letras), Francisco Soares Senna (Arquitetura), Márcia Magno (Belas Artes), Maria Célia T. Moura Santos (Ciências Humanas) e Silvia Maria Gama Lobo (Dança).

O documento propositivo apresentado pela comissão é composto de: diretrizes, propostas, documentos específicos de unidades de ensino e órgãos da UFBA e anexo (relativo a proposta de implantação da Coordenadoria de Museus da Universidade).